PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

domingo, 29 de janeiro de 2012

MUTIRÃO NO DIA 20.01.2012

No dia 20 de janeiro de 2012, feriado de São Sebastião, padroeiro do Rio, tive a ajuda do Beto Caserio e do Bruno Grael no Grotão do Pão de Açúcar. Este último já é um participante assíduo nos trabalhos e o Beto era estreante, uma experiência nova para esse músico brasileiro(seu instrumento é o oboé) que mora na Holanda.
Com a presença dos dois, o trabalho rendeu bem

MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL DA AMOUR-Associação de Moradores da Urca


http://www.amour.org.br/noticias/JORNAL_AMOUR_08_12-2011.pdf

MATÉRIA PUBLICADA NO BOLETIM DO CERJ (Centro Excursionista Rio de Janeiro)

Matéria publicada no Boletim de janeiro/fevereiro de 2012 do CERJ-Centro Excursionista Rio de Janeiro, reprodução da postagem de 06.11.2011:


http://www.cerj.org.br/boletins/pdf/CERJBOL652.pdf

domingo, 22 de janeiro de 2012

O GUANDU NA RECUPERAÇÃO DO SOLO



Nos diversos estágios de recuperação ambiental na face leste e na face sul do Pão de Açúcar, desde o início dos trabalhos em maio de 2002, um foi especialmente interessante. Trata-se da fase do sombreamento do solo pelo feijão GUANDU , após a roçada e a capina iniciais. 
Essa leguminosa teve um papel muito importante na recuperação do solo, criando condições favoráveis para o desenvolvimento das mudas plantadas, pois no geral o solo era extremamente pobre e ressecado. A planta, quando atinge a maturidade, lança grande quantidade de folhas no solo (massa vegetal), formando um denso tapete natural que passa por um processo de decomposição à sombra.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MUTIRÃO DE RECUPERAÇÃO DE TRILHA-08.01.2012

O primeiro mutirão do ano aconteceu sob ameaça de chuva, pois havia chovido na madrugada do dia anterior e a previsão era de mais chuva para o sábado e domingo. Felizmente rolou uma trégua mas, sob a ameaça de mais chuva, resolvi fazer o trabalho numa área mais próxima e menos inclinada.
Trabalhamos na recuperação da trilha de acesso ao Paredão Lagartinho, na face sul do Pão de Açúcar. O numero cada vez maior de montanhistas naquela trilha tem causado um impacto considerável, inclusive com a abertura de variantes. Nossa tarefa foi trabalhar as contenções, diminuindo o impacto da erosão sobre a trilha. Utilizamos material do próprio local, suficiente para atuar na fase mais importante da

domingo, 1 de janeiro de 2012

AMIGOS NO REFLORESTAMENTO


Na véspera de natal e do ano novo, alguns amigos dedicaram parte do seu tempo a me ajudar no reflorestamento no Pão de Açúcar.
Bruno Grael, Francisco Saraiva e Mário Senna se fizeram presentes nos trabalhos e me deram uma super força. Esses amigos estão comprometidos com a causa ambiental, alguns tem áreas sob seus cuidados(Mário e Francisco) e essa ajuda foi muito bem vinda. Foi um ótimo fechamento de