PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

sábado, 9 de setembro de 2017

MUTIRÃO DO DIA 03/09/2017

(CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR)
Setembro chegou e  com ele o prenúncio da primavera e de dias mais quentes no Rio, e no primeiro domingo do mês, como de praxe, aconteceu o nosso mutirão mensal de plantio no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar). O dia estava perfeito para a atividade, com sol pleno e temperatura amena. Neste mutirão tivemos a presença de 3 intercambistas da PUC: a Ghislaine, a Juliet e a Laima, de diferentes países. Uma troca estimulante de culturas. 

Ainda no ponto de encontro, tive o prazer de reencontrar os amigos Elias Arruda e Alessandra Choqueta, e o pequeno Tomás Choqueta Arruda, filho do casal e guia mirim. O Elias e a Alessandra criaram o Projeto Criança na Montanha com o objetivo de familiarizar as crianças e os pais no ambiente de montanha. A iniciativa merece aplausos por ser uma ótima oportunidade de desenvolver a consciência ambiental e estimular nos infantes o contato com a natureza. E neste dia estavam colaborando com o Projeto NAU na Natureza e se preparavam para levar
um grupo (alunos da escola NAU - Núcleo de Arte da Urca, acompanhados de seus pais) para uma caminaha ao Morro da Urca.   Parabéns Elias e Alessandra.
A voluntária Ághata Tommasi, membro do Parlamento Nacional da Juventude pela Água (PNJA), que é o núcleo nacional do World Youth Parliament for Water (WYPW), fez um breve relato sobre as atividades do Parlamento, que é uma rede mundial que promove o engajamento dos jovens na construção cooperativa da sustentabilidade, atuando como transformadores e facilitadores do conhecimento, entendendo a água como um bem comum e essencial que precisa ser cuidada e preservada por todos. Informou também que está sendo criado o Parlamento Latino Americano e Caribenho da Juventude pela Água (PLACJA). Parabéns pelo engajamento, Ághata. A escassez de água já é um grande problema no mundo e todos precisam se envolver na busca de soluções. 
O voluntário Sérgio Rosito, mais uma vez, nos presenteou com um lote de estacas de bambu, que são muito úteis para a marcação das mudas. Obrigado Sérgio!
Desta vez a turma precisou subir uma encosta um pouco íngreme para fazer o plantio, na face sul do Pão de Açúcar, mas a bela vista foi recompensadora. Plantamos pau-brasil, quaresmeira, ipê-amarelo, oiti, aroeira, grumixameira e palmeira jerivá, fornecidas pela Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (SECONSERMA). No final, uma parada para uma foto do grupo a beira-mar num lindo costão rochoso, infelizmente com muito lixo deixado pelos pescadores que frequentam o local.
Agradecimentos: a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (SECONSERMA), pelo fornecimento das mudas; ao Gestor do MoNa Pão de Açúcar, Marcelo Barros de Andrade, pelo apoio; a Christina Bocayuva, pelas fotos; e ao Daniel Santos, pela ajuda com os berços para as mudas. Nosso próximo mutirão está previsto para o dia 01/10/17.
Em agosto foi ao ar o último vídeo sobre Consciência Ambiental, com depoimentos de 12 voluntários, produzidos para o Projeto pelo webdesigner Lucas Arcanjo. Meus agradecimentos ao Lucas pelo excelente trabalho. Muito obrigado Aldair Facundo,  Belmiro Feijó,  Grégory LisboaIluska Lobo,  Katerina Tsakanika,  Marcelo Barros de Andrade,  Milena Duchiade,  Pablo Ivo Teixeira,  Paulo Renato,  Rosana Gomes,  Tereza Cristina Almeida e  Viviane Rosa, pelos importantes depoimentos .O link para os vídeos: https://www.youtube.com/channel/UCzRsj1jUgtSCQVDxyICpqhA/videos
Ainda em agosto, eu e o Grégory Lisboa participamos do programa Papo de Juventude, da TV ALERJ, apresentado pela simpática Priscilla Leão e com a presença do Deputado Estadual Anderson Nogueira. Assista no link: https://www.youtube.com/watch?v=z7yHpSyZMlk
PARTICIPANTES DO MUTIRÃO:
1       Ágatha Tommasi,  Albino Pereira Neto,  Aldair Facundo,  Anderson Santana,  Belmiro Feijó,  Billy Joe (Marcelo),  Bruno Kohn,  Christina Bocayuva,  Daniel Santos,  Denise Carobini,  Eduardo Verela, Emerson Cristiano de Freitas,  Ghislaine Watteeuw,  Israel Santos,  Jônatas  Batista,  Juliet Savittieri, Karllene Lima,  Laima Ana Diaz Vepstas,  Michelle Kohn,  Mônica  Kohn,  Natália Gonçalves,  Paulo Roberto Bastos,  Rainer Seffrin,  Sandra Paredes,  Sandra  Villanueva,  Sérgio Rosito,  Solange Gonçalves,  Solange Rodrigues Cardoso,  Tizuko Miyagui.
 Agradeço a todos pela ajuda.
 (Sávio Teixeira)
















































































Um comentário:

  1. Um dia, para que o homem não pereça, ele haverá de instituir em escala planetária a governança ambiental!

    ResponderExcluir