PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

MUTIRÃO DO DIA 04/09/2016

Clique em "Mais Informações" e depois nas fotos,
para ampliar
No primeiro domingo de setembro, como ocorre todo mês, aconteceu o tradicional mutirão de plantio de espécies da Mata Atlântica no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar).
Fez um belo dia de sol, típico do inverno carioca, com máxima de 33º, o que tornou a atividade agradável, principalmente na trilha que fizemos, pois era toda sombreada.  
Compareceram a este mutirão 25 dos 31 voluntários inscritos. Os 6 que não compareceram, mesmo após o apelo feito por e-mail no dia anterior para que me avisassem caso não pudessem ir, tiraram a possibilidade de outros participarem, pois tinha lista de espera. Fora este detalhe, a atividade transcorreu em clima cordial, todos contentes por estarem contribuindo ativamente para que o meio
ambiente de nossa cidade seja melhor. Cidadania também é isso.
Plantamos 30 mudas doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro-SMAC (palmeira jerivá, palmeira juçara, grumixama e araribá) e 1 muda de oití doada pelo Belmiro.
Após o mutirão, alguns voluntários (Belmiro, Eduardo, Luiz Affonso, Pablo e Thomas) me acompanharam até a face leste do Pão de Açúcar para me ajudar no manejo que está sendo feito no local. Agradeço pela ajuda nessa outra missão.
Agradeço também ao Gestor do MoNa Pão de Açúcar, Marcelo Barros de Andrade, pelo transporte das mudas e apoio; a SMAC, pela doação das mudas; a Christina Bocayuva, pelas fotos; e ao Marco André Hinojosa, que iniciou neste mutirão o georreferenciamento das mudas que foram plantadas utilizando o site mapitGIS. 
Os participantes deste mutirão:
-Belmiro Feijó de Lima,  Christina Bocayuva,  Cristina Galvão,  Daniel Garcia,  Eduardo Bento da Costa,  Fabrízio Sabino,  Ilze Kaippert,  Isabella Canepa,  Lucas Brasil,  Luiz Affonso de Paula Jr,  Marco André Hinojosa,  Milena Duchiade,  Natália Gonçalves Leite,  Pablo Piñar,  Rafael Alfradique,  Regina Fechó,  Rodrigo Machado Rebêllo,  Rosana Motta,  Sandra Paredes,  Sérgio Rosito,  Solange de Freitas Gonçalves,  Solange Rodrigues Cardoso,  Suly Brandão,  Thomas Hue Bannell  e   Tizuko Miyagui.
Agradeço a todos pela ajuda.
Nosso próximo mutirão está previsto para o dia 02/10/16.
(Sávio Teixeira)

































































5 comentários:

  1. Muito legal! Tenho uma palmeira-de-madagascar com um metro de altura num vaso, seria possível plantá-la na terra nesta área do programa?

    ResponderExcluir
  2. Olá Tomaz. A região é uma Unidade de Conservação Municipal, onde só é permitido plantar espécies da mata atlântica. A espécie que você se refere é uma exótica. Portanto, não pode ser plantada.
    abç

    ResponderExcluir
  3. Olá Sávio! Sesacional o projeto! Gostaria de colaborar no dia 02. Como faço para me inscrever? Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa !! gostaria de participar um dia .

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa !! gostaria de participar um dia .

    ResponderExcluir