PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE

PARCEIRO DO MEIO AMBIENTE
Parceiro do Meio Ambiente: uma homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro

domingo, 14 de dezembro de 2014

MUTIRÃO COM ALUNOS DA ESCOLA EDEM

(Clique em Mais Informações e depois nas fotos para ampliar)
 No dia 13/12/14 (olha a coincidência dos números!), alguns alunos, seus pais(e também um avô) e o professor Tito Tortori, da escola EDEM, fizeram o plantio de 50 mudas de espécies da mata atlântica no Morro da Urca. 35 mudas foram produzidas dentro do projeto MUDAMATA, coordenado pelo professor Tito, e realizado junto com seus alunos. As restantes foram doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 

Fechamos o ano com chave de ouro. Foi uma das experiências mais gratificantes que já tive dentro do Projeto. A integração das crianças com a atividade foi completa. Felizes, focadas e conscientes do valor das suas atitudes em prol do meio
ambiente. Um elemento motivador a mais era saber que elas mesmas tinham ajudado a produzir as mudas. Tão novos e já fazendo a diferença no mundo. O ciclo iniciado com a semeadura se completou com o plantio. Um ótimo exemplo que poderia ser replicado por outras escolas. Choveu no final do dia e no dia seguinte, a situação perfeita para um mutirão de plantio.
O próprio professor Tito produz o "kit do semeador sem terra", composto de um recipiente tipo "longa vida", a semente pronta para a germinação com informações sobre a espécie e uma sobrecapa para o recipiente com o QR Code para o link com o blog MUDAMATA. Tudo muito simples e objetivo. Uma lição completa desse Mestre que nos demonstra que querer é poder e fazer é ousar.
Ao final da atividade, cada aluno recebeu de presente de natal um exemplar desse kit.
Agradeço ao Professor Tito Tortori pela doação das mudas e ajuda; ao Marcelo Barros de Andrade, gestor no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, pelo apoio; à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pela doação de mudas; ao Igor Sérgio Vieira pelas fotos; e a todos os voluntários, pela participação. 
Participantes:
-Ana Amélia Lima, Ana Luísa Loureiro, André Pombo, Beatriz Lopes Lima, Catarina Conde, Cláudio Nogueira, Emidio Santos, Gabriel Pombo, Gil Conceição, Giovana Fontes, Giovana Tortori, Gustavo Tonietto, Igor Sérgio Vieira, Janaína Loureiro, João André Pombo, Marcelo Barros de Andrade, Marco Antonio Pingret, Miguel Nogueira, Pedro Diniz, Raquel Scrivanno, Rodrigo Diniz, Rodrigo Pingret, Rodrigo Pingret Filho, Sylvia Lopes e Tito Tortori.
(Sávio)









































































Nenhum comentário:

Postar um comentário